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Inteligência de mercado: aprenda a usar como diferencial competitivo
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Inteligência de mercado: aprenda a usar como diferencial competitivo

O que diferencia uma empresa de sucesso das demais? Existem diversos fatores que contribuem para o posicionamento de uma marca, e, sem dúvidas, o uso da inteligência de mercado é um importante diferencial competitivo.

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado, também conhecida como Business Intelligence (BI), nada mais é do que o processo de capturar dados e transformá-los em poderosos insights para a gestão de um negócio.

Em outras palavras, falamos no uso de informações sobre clientes, mercado, produtos e consumo para fundamentar decisões e garantir resultados mais expressivos para a empresa.

Antigamente, a tomada de decisão era feita com base em intuição e mero feeling dos gestores, mas esse hábito tem ficado cada vez mais para trás. Estamos na era dos dados, e eles são tão relevantes quanto o próprio produto.

De fato, captar informações, estatísticas, perfis e dados e analisá-los com eficiência é uma das estratégias mais inteligentes e vantajosa para sua empresa. Mais do que isso, sem esse tipo de análise, é praticamente impossível conhecer o consumidor moderno — mais exigente, volátil e seletivo.

Como usar a inteligência de mercado como um diferencial competitivo?

Conforme visto, os dados são o verdadeiro mapa da mina e podem impulsionar o crescimento de empresas de todos os portes e segmentos. Obviamente, isso só acontece quando a inteligência de mercado é empregada com estratégia e responsabilidade.

Quer saber como usar o Business Intelligence a favor de seu negócio? Confira as dicas que preparamos para você!

Conheça bem seu produto ou serviço

Você consegue afirmar que o seu produto ou serviço está satisfazendo a demanda do mercado? Essa é uma pergunta complexa, e a resposta exige muitas análises. Afinal, o número de vendas não é suficiente para mensurar o seu desempenho.

É nesse contexto que a inteligência de mercado pode ajudá-lo a encontrar o seu diferencial. Ouça a opinião de seus clientes e fique atento a dados que o ajudem a aperfeiçoar sua atuação no mercado.

Os testes de novos produtos, assim como as pesquisas de satisfação, são recursos essenciais e o ajudarão a entender o que seu público espera do seu produto ou serviço.

Analise o seu modelo de negócio

A inteligência de mercado também pode fornecer insights importantes sobre o modelo de negócio escolhido. Isso, porque as informações coletadas por meio de pesquisas de mercado, observação e estatísticas ajudam a construir os elementos essenciais para o funcionamento de um negócio, como:

  • a proposta de valor;
  • as estratégias logísticas;
  • o orçamento empresarial;
  • os canais de comunicação com o cliente;
  • as metas financeiras e de vendas;
  • a localização do ponto comercial.

Fique atento ao perfil de seus clientes

Em um mercado tão concorrido, o consumidor deve ser o maior fundamento para uma empresa operar, afinal, a marca que consegue se comunicar com seu público e investe em experiência de compra tem mais chances de prosperar.

Prova disso é que uma pesquisa da PwC descobriu que 89% dos consumidores brasileiros afirmam que a experiência de compra impacta a decisão de compra.

Os dados são fundamentais para entender o perfil de seus clientes e traçar as estratégias mais adequadas às suas necessidades.

Invista em soluções tecnológicas

O cotidiano empresarial vem sendo radicalmente modificado pelo emprego de tecnologia. Ainda que o Brasil tenha demorado um pouco mais para abraçar de vez a transformação digital, esse fenômeno já uma realidade e se transformou em um dos pilares da inteligência de mercado.

Existem inúmeras ferramentas de Business Intelligence disponíveis no mercado, e elas podem ajudá-lo a coletar e analisar as informações que realmente importam e que farão a diferença para o posicionamento de sua marca.

Além disso, os softwares de enriquecimento de dados garantem que a sua base de dados sobre os clientes esteja sempre completa e atualizada, o que é essencial para o planejamento de marketing e o desenvolvimento de novos produtos.

Observe a performance de seus concorrentes

Como gestor, você sabe que uma empresa deve estar sempre atenta aos movimentos de seus concorrentes, o que inclui avaliar o que está dando certo e, também, o que não está trazendo bons resultados. Afinal, ao conhecer as falhas dos rivais, é mais fácil desenvolver o seu diferencial competitivo.

Por isso, aposte no poder dos dados para visualizar detalhes da performance da concorrência, comparando indicadores internos com externos e aperfeiçoando sua atuação.

Aproveite os dados para prever tendências

É inegável que as empresas que detêm mais dados e informações e sabem analisá-los ditam as regras do mercado. Isso, porque, ao cruzar dados de diversas fontes, é possível prever tendências e inovar.

O consumidor contemporâneo valoriza atitudes inovadoras e está sempre em busca de novidades. Por esse motivo, essa pode ser uma grande oportunidade de criar um diferencial competitivo e conquistar bons lucros.

Vale a pena destacar que o planejamento empresarial deve andar lado a lado com o processo de inovação empresarial. Pensar fora da caixa e não se prender ao senso comum é um dos grandes segredos para o sucesso e pode ser desenvolvido em sua empresa por meio do Business Intelligence.

Se apoiar na inteligência de mercado antes e durante a tomada de decisão é um dos passos mais importantes para encontrar o seu diferencial competitivo. Ser mais do mesmo não ajudará sua empresa a se destacar, por isso, aproveite os dados e informações coletados e transforme-os em verdadeiras oportunidades.

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