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Data Mining e a importância nos negócios
Tecnologia

Data Mining e a importância nos negócios

Internet das coisas (IOT), inteligência artificial, machine learning, Big Data… a evolução da internet tem acontecido cada vez mais rapidamente, e o ambiente virtual já tomou proporções gigantescas. A cada dia são gerados 2,5 quintilhões de bytes e estima-se que até 2020 as pessoas terão gerado mais de 44 zettabytes* (medida que equivale a um sextilhão de bytes) de dados digitalizados.

A grande questão no momento é: do que adiantaria todo este volume sem um “filtro” para separar as informações realmente relevantes? Este processo de seleção é chamado de Data Mining.

O termo utilizado para referenciar todos estes dados “disponíveis” na rede é o que chamamos de Big Data, e o conceito de Data Mining surgiu logo em seguida, justamente por esta necessidade da categorização de todos estes dados.

Talvez você não tenha familiaridade com o termo em inglês, mas no Brasil a prática pode ter o nome de prospecção ou mineração de dados e geralmente é feita pela equipe de TI e/ou Business Intelligence (BI) dentro das empresas.

Como funciona o Data Mining e qual sua importância nas organizações?

O Data Mining é o processo de explorar a imensidão de dados disponíveis na rede e “garimpar” insights realmente relevantes. Evidentemente, isso não é feito de forma manual, mas sim por meio de algoritmos específicos para este fim, técnicas de recuperação de informação, reconhecimento de padrões, inteligência artificial e estatísticas, com o objetivo de retirar algum conhecimento favorável para uma pessoa ou empresa.

A equipe que faz esta mineração de dados utiliza algumas ferramentas e softwares desenvolvidos para auxiliar neste trabalho minucioso. Primeiro é feita uma varredura, na qual são retiradas informações de acordo com o a demanda do projeto. Em seguida, os dados encontrados passam por uma curadoria, limpeza e organização. Através do Data Mining, é possível extrair dados de segmentos específicos, concorrência, mercado, prospects e muito mais.

Quais são as principais técnicas de Data Mining?

Como vimos, a grande vantagem do Data Mining é a possibilidade de explorar uma ampla gama de dados com técnicas e ferramentas automáticas. Confira abaixo algumas das técnicas mais populares utilizadas pelos analistas de mineração e automatizadas pelas ferramentas.

Associação

A técnica de associação, como o próprio nome sugere, consiste no descobrimento de padrões em bases de dados. O objetivo é encontrar correlações em eventos ou atributos, ou seja, identificar padrões de comportamentos sequenciais em grupos semelhantes.

Um bom exemplo de utilização de associação é feito pelo Netflix, que faz sugestão de filmes e séries, não somente baseado no que você assistiu, mas também no que pessoas com o perfil semelhante ao seu assistiram.

Classificação

Técnica de classificação que serve para separar categorias para a geração de insights e direcionamentos instantâneos de acordo com um perfil. Hoje em dia já é possível solicitar empréstimos e cartões de crédito online e ter a resposta imediata.

Isso é possível graças ao sistema de proteção de crédito, que tem a classificação dos consumidores que estão ou não propensos a pagarem as contas em dia.

Detecção de Desvios

Técnica que busca incoerências ou desvios em um conjunto de dados, ou seja, em primeiro lugar, busca-se um padrão nos dados e, em seguida, são identificados os valores atípicos.

É provável que você já tenha passado pela situação de logar em seu serviço de e-mail ou rede social em um novo dispositivo, ou de um lugar no qual não tem o costume de entrar, e foi notificado imediatamente. É o algoritmo dotado de detecção de desvios trabalhando.

Por que usar o Data Mining?

Poderíamos simplesmente justificar o uso falando sobre a enorme quantidade de dados que estão sendo produzidos a cada segundo por pessoas e objetos — por meio da internet das coisas. Esses dados, se bem estruturados, poderão se tornar ferramenta estratégica para qualquer empresa. Mas vamos a alguns exemplos práticos das possibilidades de uso do Data Mining:

  • Classificar clientes de acordo com o seu potencial de compra, direcionando as sugestões de ofertas a ele;
  • Bancos e financeiras, por exemplo, podem saber quais clientes têm a tendência a arcar com as suas dívidas e quais não;
  • Com a detecção de desvios, as operadoras de cartão de crédito conseguem saber se um cliente está tendo um comportamento fora do padrão e ativar o sistema antifraude;
  • Uma empresa pode utilizar a mesma ferramenta para detectar inconsistências em seus sistemas e processos.

Inúmeros exemplos poderiam ser dados de como a sua empresa pode usufruir do Data Mining, para as mais diversas finalidades. A seguir mostraremos quais são as vantagens competitivas que o seu negócio poderá ter utilizando essa solução. Continue lendo.

Quais são as vantagens competitivas geradas pelo Data Mining?

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que conseguem lidar com uma vasta gama de dados e extrair valor para os seus produtos, serviços, vendas e marketing ganham um enorme potencial.

Isso vale tanto para dados internos, a fim de buscar métricas e criar relatórios precisos que garantem uma boa tomada de decisão, quanto para dados externos, com o objetivo de entender os anseios dos consumidores e atingir diferencias como os citados a seguir.

Mapeie as necessidades de seu público-alvo

Com o Data Mining será possível coletar dos sites de buscas e mídia sociais, toda as menções que forem feitas a sua empresa, em qualquer idioma, possibilitando a análise do impacto social que sua marca tem. Dessa forma, mapeiam-se as necessidades do seu público-alvo com mais profundidade.

Obtenha de análises precisas

Toda empresa produz uma gama enorme de dados, a sua, com certeza, não é diferente. Ao adotar as ferramentas do Data Mining, vocês poderão achar padrões, semelhanças e incoerências nos dados, podendo fazer análises muito mais precisas, de acordo com a prioridade e utilizando somente as informações importantes.

Com a automatização das análises, aumentará o tempo de resposta e, por consequência, a produtividade da empresa como um todo.

Preveja as tendências de mercado

Com o Data Mining será possível utilizar a técnica da predição, que é análise de histórico, para mapear tendências. Assim, a sua empresa poderá antecipar a eventos e sair à frente da concorrência.

Por exemplo, uma loja de roupas identifica que em uma época do ano específica a procura por uma determinada peça costuma ser maior, mesmo sem uma data especial. Ao cruzar os dados, a empresa poderá verificar se há algum evento particular na cidade ou nos arredores nesse período. Qual é a temática, estilo de roupas utilizado e faixa etária do público. A partir disso, poderá preparar melhor o estoque para receber essa demanda.

A tendência de mercado também poderá ser analisada pelo departamento de marketing das empresas, monitorando as redes sociais e o os mecanismos de buscas, com o objetivo de saber o que tem mais apelo entre os consumidores, de acordo com determinada época, e planejar ações mais eficazes.

Contorne as crises

Toda empresa passa por momentos de crise, seja por queda de vendas, por dificuldades de crescimento, entre outros motivos. Quando elas acontecem, é necessário que os gestores tenham equilíbrio e sabedoria para tomar as melhores decisões.

Com o Data Mining, o gestor terá dados precisos e embasamento para tomar decisões mais acertadas, de forma ágil, mantendo a competitividade da empresa, mesmo em tempos difíceis.

Monitore a concorrência

Com o Data Mining é possível analisar dados estratégicos sobre os concorrentes e manter-se alerta sobre qualquer movimentação.

Você poderá utilizar o conceito de marketing de oportunidade, uma estratégia que se baseia no monitoramento em tempo real nas redes sociais, possibilitando respostas ágeis às ações dos concorrentes no mercado.

Além disso, não podemos esquecer que o melhor feedback de um produto ou serviço é dado pelo cliente, seja ele ativo ou em potencial. Sendo assim, podemos concluir que desenvolver produtos de acordo com a expectativa do mercado, construir uma melhor imagem para a sua marca e desvendar quais ações serão melhor aceitas pelo público ficará muito mais eficiente com uma análise precisa dos dados.

Para que essa exploração de dados seja precisa e ágil, é necessário que haja a adoção de ferramentas específicas, dotadas e algoritmos que possam trazer resultados concretos. Confira a seguir algumas ferramentas que utilizam o Data Mining e que poderão ajudar o seu negócio.

Como funcionam as ferramentas de mineração de dados?

Como exemplos de ferramentas de mineração de dados, podemos citar o DataBroker e o DataBuilder da ITBroker, desenvolvidos para potencializar as ações de marketing e vendas das empresas. Ambos fazem parte da Plataforma ITB360 e utilizam o conceito de Data Mining para extrair dados de alta relevância para o usuário construir ou atualizar sua base de dados e listas de clientes já existentes, bem como aumentar seu conhecimento sobre mercados de interesse e principais competidores.

A mineração de dados acontece em tempo real em diversas fontes públicas ao redor do mundo**. Por esse motivo, as informações entregues são sempre atualizadas, com taxa de assertividade acima de 80%.

A tecnologia está em constante evolução, e a maneira de fazer negócios deve acompanhar estas mudanças – hoje em dia, inovação e lucratividade estão cada vez mais relacionadas. Por que não usufruir das facilidades que as ferramentas de Data Mining têm a oferecer?

Entre em contato conosco para saber mais sobre como o DataBroker e o DataBuilder podem te ajudar a construir e atualizar sua base de clientes com apenas alguns cliques!

*Fonte: Pesquisa EMC e IDC

**A ITBroker é GDPR compliant.

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