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Entenda como o enriquecimento de dados pode ajudar a sua empresa!
Inteligência de Mercado

Entenda como o enriquecimento de dados pode ajudar a sua empresa!

Não é por acaso que a busca por soluções de enriquecimento de dados vem crescendo nos últimos anos. Com a popularização de tecnologias, como Big Data e Business Intelligence, nunca foi tão necessário contar com uma base de dados sólida, completa e atualizada de clientes.

Conhecer bem o público-alvo permite que as empresas realizem com sucesso ações como campanhas de account-based marketing e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. É preciso conhecer mais do que apenas os dados de contato dos clientes, tendo acesso a informações adicionais, como seus gostos e preferências.

Enriquecer uma base de dados pode parecer uma tarefa complexa, mas simplificamos nesse texto para lhe ajudar a entender o que é, a sua importância e como realizar.

O que é enriquecimento de dados?

Enriquecimento de dados consiste em complementar um banco de dados por meio da adição e retificação de registros ausentes ou defasados. O processo inclui a correção, atualização, organização e higienização das bases — além do acréscimo de novas informações — e ajuda a montar e entender o perfil de cada usuário.

Ao estabelecer um contato com um novo cliente, é comum que as empresas solicitem apenas informações básicas, como nome, CPF ou CNPJ, telefone e e-mail. No entanto, a partir desses, é possível ter acesso a diversos dados complementares, como:

  • dados demográficos: pessoais (localização, profissão, escolaridade), empresariais (sociedade, capital social, situação do CNPJ) e financeiros;
  • dados sociais: redes sociais (perfil, amigos e familiares), afinidades e hobbies (atividades, gostos e preferências);
  • dados comportamentais: interação na plataforma (cliques, pesquisas, cadastros e compartilhamentos) e afinidade com o produto/serviço (interação e engajamento).

Assim, conhecendo melhor o poder de consumo, hábitos e preferências de cada prospect, as organizações podem ser muito mais certeiras na sua aproximação, facilitando os processos de conquista, venda e negociação.

Qual é a importância do enriquecimento de dados?

Manter uma base de dados rica e atualizada é um requisito para a inteligência de mercado e o êxito de diversas estratégias de negócio. Sendo assim, o enriquecimento de dados ajuda a potencializar o sucesso das empresas e suas operações, além de auxiliar nas tomadas de decisão.

Desde campanhas de marketing e prospecção de clientes até a negociação e venda de produtos e serviços são beneficiados pelo enriquecimento de dados. Afinal, boa parte do sucesso dessas atividades depende da capacidade da empresa em se dirigir ao seu público-alvo com eficiência.

O enriquecimento também garante que as informações de contato na base estão corretos e atuais, facilitando a aproximação da empresa. Com isso, há um aumento na produtividade das equipes responsáveis em contatar prospects e clientes, bem como a diminuição dos custos e maior retorno dos investimentos nesses serviços.

Como realizar o enriquecimento de dados?

Enriquecer uma base de dados requer uma constante troca de informações entre empresas e clientes. Existem diversas maneiras e canais para capturar dados dos usuários, desde o seu primeiro contato com a companhia até o pós-venda. Veja alguns:

Call-to-action

Se a sua empresa produz e publica conteúdo de interesse do seu mercado em um site ou blog, suas call-to-actions são ótimas opções para captura de dados. Adicione esse chamado no final dos seus textos, convidando seus leitores a cadastrar suas informações para receber uma newsletter mensal com conteúdo adicional relacionado ou outros materiais relevantes.

Formulários de cadastros

Crie formulários de cadastros e os posicione em pontos estratégicos nas páginas do seu site ou blog. Esse canal sofre maior resistência por parte dos usuários, por isso, é importante que sejam formulários com poucos campos, solicitando apenas o essencial para iniciar o contato, como nome e e-mail.

Incentivos

Antes de pedir os dados dos usuários, lembre-se de oferecer algo interessante em troca. Pode ser um e-book em PDF sobre um assunto relacionado ao seu mercado, acesso gratuito a serviços e webinars ou cupons de desconto. Esses incentivos aumentam a chance e o interesse das pessoas em compartilhar suas informações pessoais com as empresas.

Invista em landing pages próprias para cada tipo de incentivo. É fundamental deixar bem claro qual o benefício que o usuário receberá e como fazer para consegui-lo, evitando qualquer tipo de mistério ou desconfiança.

Eventos

Outra oportunidade para enriquecer as bases são os eventos presenciais, como seminários, exposições, oficinas, feiras e festas. Nessas ocasiões, o contato direto com possíveis clientes permite uma série de opções para captura de dados.

Ações como sorteios, pesquisas de satisfação e distribuição de brindes são algumas das alternativas para a obtenção de dados entre os participantes dos eventos. Você também pode adicionar QR Codes em seus materiais, solicitando dados em troca de conteúdos e outros benefícios.

Call center

Se a sua empresa possui um serviço de call center, aproveite as chamadas para adquirir os dados necessários para enriquecer suas bases. Porém, é importante que a equipe de atendimento esteja bem treinada, motivada e preparada para realizar a aproximação de forma correta. Vale lembrar que os clientes podem desconfiar dessa abordagem se não houver uma justificativa plausível e benéfica a eles.

Serviços e soluções especializados

Além das opções de obtenção de dados já apresentadas, há também os serviços e soluções especializados em enriquecimento de dados. São produtos e serviços que realizam de forma automática e rápida a validação e complementação de bases de dados já existentes por meio de busca e captura de informações em diversas fontes na Internet. E é aqui que nós entramos!

Como a ITB pode ajudar a minha empresa?

Somos uma empresa especializada em inteligência e aquisição de dados de mercado. Entre as nossas soluções, oferecemos o DataBuilder, uma plataforma rápida e fácil para realizar o enriquecimento de dados da sua empresa e auxiliar de forma estratégica suas ações de marketing e vendas.

A solução permite consultas em lotes e a obtenção de diversos dados relevantes a partir de uma única informação, como CNPJ, domínio ou nome da empresa.

O DataBuilder conta com algoritmos avançados de busca e captura de dados atualizados no Brasil e em mais de 100 países ao redor do mundo. As informações são capturadas a partir de fontes públicas na internet e revendedores autorizados, tudo em conformidade com a legislação europeia que regulamenta o uso de dados privados (GDPR).

Contar com uma base de dados atualizada é um diferencial competitivo para as empresas. Por isso, é fundamental entender e investir no enriquecimento dos dados de sua companhia. O DataBuilder será um poderoso aliado nas suas estratégias, oferecendo informações precisas e relevantes para facilitar a captação e fidelização dos seus clientes.

Quer saber mais sobre como o enriquecimento de dados e o DataBuilder podem ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

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