Subscribe Now

Trending News

Afinal, como a tecnologia ajuda na tomada de decisão estratégica?
Inteligência de Mercado

Afinal, como a tecnologia ajuda na tomada de decisão estratégica?

Em razão do alto nível de competitividade que marca o cenário moderno, cada vez mais a tomada de decisão estratégica é necessária para que negócios consigam operar de maneira diferenciada, executando ações de forma precisa e consciente.

Figurando como uma das principais responsabilidades de líderes e gestores, a tomada de decisão deixou de se apoiar há muito tempo apenas em presunções e achismos. Hoje, devido aos avanços tecnológicos e ao alto valor dos dados, a tecnologia vem sendo utilizada como uma das principais facilitadoras desse processo.

Por esse motivo, independentemente do porte ou segmento da empresa, a tecnologia se faz presente e necessária na condução das atividades, fornecendo os meios de avaliação, soluções para coleta de dados e gestão.

Dada a importância desse tema, preparamos este artigo para mostrar como a tecnologia é capaz de contribuir positivamente para a tomada de decisão estratégica nas empresas. Acompanhe!

Por meio da utilização de softwares

Na dinâmica atual dos negócios, os softwares são peças fundamentais para o processo de tomada de decisão. Além da otimização da gestão de dados, centralização das informações e automatização de uma série de processos tidos como burocráticos, essas ferramentas reduzem a probabilidade de erros, ao eliminar processos manuais.

Com o passar dos anos, os softwares estão ficando mais completos, integrados e alinhados às necessidades de cada tipo de negócio. O desenvolvimento tecnológico presenciado até então demonstra que esse tipo de solução veio para ficar.

Com apoio de sistemas de gestão integrados

Como já abordado, a competitividade do mercado tem exigido das empresas e de seus gestores uma visão muito mais profunda e estratégica sobre tudo que acontece na empresa. Para tanto, ter acesso a informações de diferentes setores e atividades tornou-se fundamental para a tomada de decisão.

Nesse ponto, a tecnologia tem otimizado bastante a rotina dos gestores. Hoje, softwares e sistemas de gestão promovem uma grande integração da empresa, ao centralizar dados de todos os setores em uma única plataforma.

A partir disso, líderes e gestores têm acesso completo aos dados do negócio, com a possibilidade de avaliar melhor a sua operação e, consequentemente, tomar decisões de maneira mais consciente e precisa.

A partir da atualização de dados em tempo real

Reflexo do tópico anterior, é preciso lembrar que a tecnologia também tem contribuído para manter os tomadores de decisão sempre atualizados com as informações do negócio e, ainda, do mercado de modo geral.

Com auxílio dessas soluções, as informações tendem a circular dentro da empresa de maneira muito mais ágil, garantindo um alinhamento maior entre as decisões e a realidade do negócio.

Além disso, softwares multiplataformas e hospedados na nuvem hoje facilitam o acompanhamento remoto dos dados do negócio, permitindo aos gestores a compreensão do que ocorre a partir de dispositivos móveis, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Com a tomada de decisão mais ágil

Dada a grande visibilidade e controle que os softwares e sistemas oferecem aos gestores, atualmente o processo de tomada de decisão é muito mais preciso e ágil nas empresas. A comunicação ocorre de maneira mais fluida, assim como a coleta de dados internos e externos é otimizada.

Todo esse cenário positivo é a chave para que os tomadores de decisão consigam criar e aproveitar boas oportunidades, avaliando riscos com agilidade, a partir de dados concretos e confiáveis.

Com apoio de soluções data driven

No cenário atual, data driven é tido como um dos termos mais significativos para as empresas. Focado na busca de respostas para questões fundamentais dos negócios e para subsidiar decisões importantes, soluções e empresas especializadas nesse conceito, hoje, fornecem um suporte informativo essencial para gestores e líderes a partir do uso inteligente dos dados.

Baseados em análises robustas e algoritmos complexos que cruzam grandes volumes de dados, é possível gerar insights precisos, aumentando a precisão na tomada de decisão.

Atualmente, data driven é bastante utilizado na gestão de riscos e no marketing. No marketing, o conceito atua na coleta de dados sobre o cliente, seus costumes, dores, necessidades etc., de modo a permitir que a empresa crie estratégias mais acertadas para se alinhar ao seu consumidor.

Pare se ter uma ideia da relevância do data driven no cenário atual, estudos desenvolvidos pela PWC apontam que empresas orientadas por dados têm três vezes mais probabilidade de reportar melhorias na tomada de decisões.

Um estudo da Google, em parceria com a BCG, em 2017, concluiu que empresas mais maduras na transformação data driven estão observando um aumento de 30% em eficiência e 20% em receita.

Portanto, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada da tomada de decisão estratégica dentro das empresas. O aprofundamento na gestão e o maior controle sobre todas as atividades, em grande medida, facilitam bastante a compreensão dos líderes, permitindo decisões mais efetivas e condizentes com as demandas e a realidade do negócio.

Gostou deste artigo? Quer aprender mais sobre a importância da tecnologia? Aproveite e confira o nosso artigo sobre os 5 benefícios da tecnologia para as empresas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *